Tutorial em vídeo inSun

A forma mais rápida de se familiarizar com as ferramentas da plataforma

Capítulo 1 – Criando um novo projeto


Neste tutorial veremos como entrar no mundo inSun. Saber como criar um novo projeto é o primeiro passo para quem está começando a usar este software.

Capítulo 2 – Modo Sketch


A ferramenta Sketch é o comando fundamental para a construção de um edifício ou para delimitar uma área de projeto. Neste tutorial veremos juntos como fazer o melhor uso deste modo.

Capítulo 3 – Criação de edifícios 3D com cobertura inclinada


A criação de edifícios em 3D é uma etapa essencial para o posicionamento dos módulos fotovoltaicos na cobertura. Neste tutorial, descobriremos como fazer edifícios com telhado inclinado.

Capítulo 4 – Criação de edifícios 3D com telhado plano


A criação de edifícios em 3D é uma etapa essencial para o posicionamento dos módulos fotovoltaicos na cobertura. Neste tutorial, descobriremos como fazer edifícios de telhado plano.

Capítulo 5 – Colocação de Obstáculos


O posicionamento dos obstáculos é uma etapa muito importante para fins de uma correta análise dos sombreamentos. Neste tutorial, veremos como colocar objetos de sombreamento corretamente em nossa cena.

Capítulo 6 – Produtos e catálogos


Uma vez criadas as áreas destinadas à instalação dos painéis, é necessário saber como se movimentar dentro dos catálogos e como utilizar os produtos que fazem parte deles. Neste tutorial veremos em detalhes como fazer isso.

Capítulo 7 – Colocação de módulos em telhado plano


Saber posicionar corretamente os módulos em uma cobertura plana é fundamental para um dimensionamento regular neste tipo de cobertura. Neste tutorial, veremos exatamente como fazer isso.

Capítulo 8 – Colocação de módulos em telhado inclinado


Saber posicionar corretamente os módulos em telhado inclinado é fundamental para um dimensionamento regular neste tipo de cobertura. Neste tutorial, veremos exatamente como fazer isso.

Capítulo 9 – Configuração elétrica simples


A configuração do sistema elétrico é parte fundamental para qualquer tipo de projeto. Neste tutorial, veremos juntos como concluir com sucesso uma configuração elétrica de nível básico.

Capítulo 10 – Configuração elétrica avançada


A configuração do sistema elétrico é parte fundamental para qualquer tipo de projeto. Neste tutorial, veremos juntos como concluir com sucesso uma configuração elétrica de nível avançado.

Capítulo 11 – Resumo e exportação de documentos


Uma vez concluído o projeto do sistema fotovoltaico, podemos proceder ao estudo e exportação dos documentos produzidos. Neste tutorial, veremos juntos como fazer isso.

Capítulo 12 – Autoconsumo e retorno do investimento


Neste tutorial veremos juntos como administrar melhor a parte documental referente ao autoconsumo e a parte financeira.

Capítulo 13 – Implantes com sistema de armazenamento


Em muitos dos sistemas fotovoltaicos que vamos projetar, precisaremos fornecer um sistema de armazenamento. Neste tutorial veremos juntos como proceder para instalar um sistema eficiente.

Capítulo 14 – Como modificar um projeto


Depois que um projeto foi concluído, pode haver a necessidade de fazer algumas alterações. Neste tutorial, veremos juntos como intervir em projetos salvos, evitando reiniciar o desenho.

Capítulo 15 – Como usar os dutos de cabos


Una volta realizzata la configurazione elettrica, potremmo renderci conto che la distribuzione dei cavi non è stata realizzata come ci saremmo aspettati. In questo tutorial, vedremo come inserire le canaline all’interno della progettazione, in modo da rendere la distribuzione dei cavi idonea al progetto.

Faq inSun

A primeira plataforma dedicada ao desenvolvimento de projetos fotovoltaicos.

1. Quais são os novos planos inSun?

Os novos planos inSun são três: Basic, Pro e Business. Também está previsto um plano Enterprise para o desenvolvimento personalizado de White Labels.

2. Quando será possível comprar os novos planos inSun?

Os novos planos inSun estarão disponíveis para compra a partir de 14/09/23.

3. Estão previstas promoções para a compra dos novos planos inSun?

Certamente. Se você comprar até o dia 02/10/23, você poderá aproveitar a PROMOÇÃO 30%, que oferece um desconto de 30% nos primeiros 3 meses ou um desconto de 30% no primeiro ano.

4. Se eu não comprar um pacote, o que acontece com o meu perfil?

Se você não adquirir um plano PRO ou BUSINESS, automaticamente seu perfil será associado ao plano BASIC.

5. Até quando devo comprar os planos para evitar me tornar um perfil BASIC?

Para evitar se tornar um perfil BASIC, você precisará comprar um plano até o dia 14/09/23. Após essa data, todos os perfis que não tiverem adquirido um plano PRO ou BUSINESS serão automaticamente convertidos em perfis BASIC.

6. O que acontece com meus projetos se eu me tornar um perfil BASIC?

Se você não adquirir um plano PRO ou BUSINESS até o dia 14/09/23, você automaticamente se tornará um perfil BASIC. Você ainda terá acesso a todos os seus projetos, manterá toda a documentação salva anteriormente, poderá acessar a edição da “Criação de Edifício 3D” e “Escolha de Componentes”, mas não terá acesso aos componentes elétricos e estruturas. Além disso, você não poderá acessar a biblioteca de seus módulos personalizados.

7. O que está incluído no plano BASIC?

O plano BASIC é uma licença básica que permite criar rapidamente um projeto em 3D usando as bibliotecas de módulos dos principais fabricantes e você poderá criar módulos personalizados. No entanto, você não terá acesso às funcionalidades de design elétrico. Você poderá criar um resumo com uma estimativa aproximada da produção do seu sistema.

8. Posso mudar o plano associado ao meu perfil?

Certamente, você pode fazer upgrade ou downgrade do seu perfil a qualquer momento.

9. O que acontece se eu exceder a Potência Total prevista para o meu plano?

Se você exceder a Potência Total Mensal prevista para o seu plano, terá a opção de salvar o projeto em andamento. A potência excedente em relação ao seu plano será deduzida da Potência Total do próximo mês.

10. Posso ativar o modo Colaboração de Projeto com uma equipe de trabalho?

Certamente. Com os planos PRO e BUSINESS, você pode ativar a Modalidade de Colaboração de Projeto com uma equipe de pessoas. A pessoa que criou o projeto continuará sendo o único proprietário.

11. Estão previstas as multilicenças?

Certamente. Multilicenças de 2 a 5 usuários estão disponíveis, com desconto de até 25% no custo anual. As Multilicenças estão disponíveis nos planos anuais PRO e BUSINESS. Para solicitações de mais de 5 usuários, por favor, entre em contato com brazil@insunhub.com.

12. Como faço para comprar um plano PRO ou BUSINESS se não sou um usuário inSun?

Acesse https://www.insun.cloud/InSun/Account/Login e registre-se. Desta forma, o seu plano BASIC estará ativo. Em seguida, acesse a sua CONTA, complete a seção PERFIL e preencha a seção FATURAMENTO com os dados de faturação e escolha o seu plano inSun.

13. Como faço para comprar um plano PRO ou BUSINESS se sou um usuário inSun?

Acesse a sua CONTA, preencha a seção PERFIL e complete a seção FATURAMENTO com os dados de faturação e selecione o seu plano inSun.

14. Como insiro o código de ativação da Multilicença?

Crie ou acesse a sua CONTA, preencha a seção PERFIL e complete a seção FATURAMENTO com os dados de faturação. Selecione o seu plano inSun mensal ou anual.
Insira o CÓDIGO DE ATIVAÇÃO que você recebeu por e-mail no campo “Inserir o seu voucher para atualizar o preço”. Este procedimento deve ser realizado para cada licença adquirida.

15. Quais são os requisitos do computador que estou usando?

Os únicos requisitos são: uma boa conexão com a internet e um computador com uma placa gráfica que suporte o WebGL. Clique aqui para testar o seu dispositivo: https://get.webgl.org/webgl2/

16. Para projetos de grande porte, é possível estudar o sombreamento dos módulos e calcular os cabos?

O cálculo de sombreamento é limitado a 2000 módulos por uma razão simples: realizamos análises em cada célula individual, e ao usar um módulo de 144 células por 2000, isso resulta em uma análise com uma grande nuvem de pontos. Isso pode facilmente esgotar a memória do navegador e o sistema não consegue lidar com a solicitação. É por isso que impusemos essa limitação de 2000 módulos, o que hoje, com o tamanho dos módulos, é aproximadamente equivalente a 1 MW, o que consideramos suficiente.

A solução para lidar com grandes instalações é criar sub-instalações, que normalmente estão relacionadas ao tamanho do inversor.

Por exemplo, se eu tiver que fazer uma instalação de 1 MW e decidir usar um inversor de 250 kW, eu criaria 4 sub-instalações de 250 kW. Para os 250 kW, posso realizar todas as análises, a configuração elétrica, as strings e tudo o que é necessário para a definição precisa do projeto.

Em seguida, o projeto global é simplesmente a multiplicação desses resultados.

Em um nível adicional, posso criar um layout onde, apenas para fins de visualização da instalação completa em um nível separado, posso fazer toda a gestão completa do layout da instalação, sem entrar nos detalhes das análises e da parte elétrica que já foram feitas na sub-instalação de 250 kW.

Contato inSun

Newsletter

Don't miss all the latest news, sign up now.

Engorithm SA, Via Franco Zorzi 15, 6900 Paradiso, Lugano, Switzerland | CHE-140.514.464